Qual a relação entre autoestima e produtividade no trabalho?

Protese capilar masculina

Como a autoestima afeta a produtividade no trabalho?

A falta de autoestima afeta diretamente a rotina profissional. Uma pessoa nessa situação acredita que não é capaz de dar conta das tarefas, o que acaba gerando frustração e procrastinação, afetando diretamente os resultados.

Isso tudo pode virar uma bola de neve se não houver uma política de promoção de saúde e qualidade de vida dentro da empresa e ações que elevem a autoestima dos indivíduos, fazendo com que se sintam valorizados no ambiente de trabalho.

Sendo assim, profissionais desmotivados e que não reconhecem os próprios valores afetam todo o organismo em que estão inseridos, fazendo com que o trabalho em equipe fique comprometido.

Os sinais mais comuns da falta de autoestima no ambiente profissional são:

  • pessimismo;
  • incapacidade de emitir suas opiniões;
  • isolamento social;
  • falta de fé em si mesmo;
  • medo de desafios;
  • sensação de fracasso;
  • tendência à procrastinação;
  • dificuldade de reconhecer os próprios erros.

Esse comportamento leva muitas vezes à perda de comunicação, fazendo com que haja diminuição na rede de contato e, consequentemente, perda de oportunidades profissionais.

Como melhorar a autoestima entre os funcionários?

Manter uma equipe 100% satisfeita é um grande desafio para as empresas. Por isso, vale a pena repensar o modelo de gestão e começar a investir na qualidade de vida dos funcionários.

Para cerca de 60% dos entrevistados em uma pesquisa realizada pela Randstad, trabalhar em uma empresa com clima amigável e colegas agradáveis é mais importante do que receber um bom salário. Sua empresa deve estabelecer esse novo modelo de gestão e garantir funcionários satisfeitos.Mas é fundamental que os profissionais mantenham uma boa aparência, em relação ao vestimento, mas também a sua aparência como um todo. Pesquisas apontam que os profissionais que mantem um cabelo e uma barba bem aparada, produzem mais e conseguem alcançar mais produtividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *